- Área: 2577 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Maria Toscano
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 522m² que originalmente abrigava um sobrado deu lugar à um edifício residencial de seis andares, sendo um deles duplex. Localizado em uma área nobre da cidade de Juiz de Fora, o edifício residencial Trentino foi projetado com base em um programa que prevê um apartamento por andar, com ambientes amplos e confortáveis, além de farta iluminação natural em todos os ambientes e vista privilegiada para o bairro Bom Pastor. A quebra da simetria da fachada e as diferenciações de volumes, criam no pedestre grande curiosidade sobre as divisões dos apartamentos. “A obra abrange em cada unidade uma sala de jantar e sala de estar integradas com a cozinha, área de serviço, lavabo, banheiro social, dois quartos e duas suítes, além de uma ampla varanda frontal que define a principal característica do edifício: a contraposição de volumes”, explica o arquiteto Frederico.
A volumetria e a fachada principal foram trabalhadas em conjunto, com o objetivo de obter um dinamismo por meio da oscilação dos traçados das varandas, alternando entre o diagonal e o retilíneo.
Para realçar o jogo de formas e volumes, o concreto foi utilizado em grande parte na volumetria do prédio, destacando os andares alternados. A madeira compõe as varandas de cada andar, destacando a verticalidade do edifício. No segundo nível de garagem, os brises de madeira emoldurados pela horizontalidade da caixa em concreto acabam amenizando os elementos verticais trabalhados ao longo da fachada do edifício. “As pedras dão destaque ao acesso principal do residencial”, finaliza Guilherme.